Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014

O Observatório da Copa do Mundo FIFA 2014 é um canal de informações e de estudos sobre os acontecimentos e os impactos relacionados à Copa do Mundo FIFA 2014. Neste espaço realizaremos pesquisas e debates sobre: mercantilização e politização do futebol na era da globalização, as relações de poder e de exploração da FIFA no Brasil e no mundo, a criminalização aos Movimentos Sociais, a Lei da Copa e também sobre manifestações contra a Copa no Brasil. Este é um trabalho realizado pelo grupo de estudos e pesquisas GEOPOLÍTICA DO FUTEBOL ligado à Universidade Estadual de Goiás - UnU Goiânia - ESEFFEGO.
e-mail: observatoriodacopa2014@gmail.com

Você é a favor ou contra a realização da Copa no Brasil?

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Translate

sábado, 8 de março de 2014

A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DA HISTÓRIA CONTRA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL




A seleção brasileira de futebol tem a fama de encantar a todos por onde quer que passa. A famosa seleção canarinho,  a única seleção penta-campeã do mundo, é também  a seleção na qual Pelé vestiu a camisa e se tornou o grande mito do futebol. Seleção que provoca sempre emoções e tira o fôlego até mesmo daqueles que não gostam nem um pouco de futebol. Durante a história da seleção houveram também momentos difíceis, dramáticos, e com grandes crises. Sempre que os resultados eram desfavoráveis, as cobranças também eram inevitáveis, tanto por parte da mídia, quanto da população em geral. Foram várias as manifestações contra a seleção, principalmente contra os baixos desempenhos, com escalações mal sucedidas, atitudes comuns entre os torcedores apaixonados pelo futebol brasileiro. Entretanto, durante os treinos da seleção para a Copa das Confederações na cidade de Goiânia, no dia 06 de junho, quando a seleção se preparava para enfrentar a seleção da França, o time dirigido por Felipe Scolari presenciou o primeiro ato político contra os gastos públicos com a seleção brasileira de futebol. Neymar, Júlio César, Hulk, Lucas, Davi Luiz, Parreira, Scolari e todo o restante da comitiva assistiram perplexos e atônitos, ainda dentro do próprio ônibus, estudantes e professores do chamado movimento auto-organizado MOBILIZA  UEG ligados à Universidade Estadual de Goiás (que estava em  greve naquele mesmo período), que misturados em meio aos fãs, saíram de surpresa na rua cercando o ônibus da seleção em frente ao hotel, gritando palavras de ordem com mega-fones e empunhando faixas e cartazes com frases contra os gastos exorbitantes do governo do Estado de Goiás com os treinos da seleção na cidade. 
Reforma da sede do Goiás E.C.( 2,5 milhõesde reais)  com dinheiro público do Estado de Goiás desviado do Programa Bolsa Atleta
Hoveram vários outros atos e manifestações populares anteriores a este, onde a pauta de reivindicação era por exemplo contra os gastos bilionários com as construções dos estádios da Copa nas 12 cidades sedes, porém vale ressaltar que esta manifestação em Goiânia foi na realidade a primeira manifestação política da história do Brasil especificamente contra os gastos públicos com relação à seleção brasileira de futebol. 
Professores e alunos da UEG protestam  em frente ao Hotel da seleção em Goiânia
Para receber a seleção brasileira em Goiânia o governo do Estado de Goiás (Marconi Perillo - PSDB) gastou dos cofres públicos R$ 2.500.000 para reformar a sede privada do Goiás Esporte Clube, que receberia a seleção. Entretanto a UEG (Universidade Estadual de Goiás), cujos professores, alunos e funcionários que se encontravam em greve a mais de dois meses naquele período dos jogos, reivindicavam maiores investimentos na instituição de ensino, lutavam também contra o sucateamento e a precarização da universidade que não recebia atenção devida por parte do Estado.
OLÉ!





Nenhum comentário:

Postar um comentário